ROTEIRO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR
PROCESSOS GERENCIAIS
ROTEIRO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR
PG2AM | 2º PERÍODO | 2011.2
SEMINÁRIO DE LÍDERES EMPREENDEDORES
FOMENTADORES:
-
Sérgio Cruz (manhã) / Carmen Malta/PG A, Elizabete Mercês/PG B e Ana Patricia/PG C (noite)
1.0 OBJETIVO:
O objetivo deste trabalho interdisciplinar é o conhecimento das Histórias Motivadoras de 4 Líderes Brasileiros, em seus aspectos comportamentais (perfil, história de vida, etc.) e econômicos (oportunidades/inovações percebidas e desenvolvidas).
2.0 METODOLOGIA:
-
É um conjunto de tarefas planejadas e executadas por 06 (equipes)
-
Cada SALA representará um LIDER (com sua EMPRESA como referencial)
-
Para este semestre 2011.2 disponibilizamos três LIDERES/EMPRESAS a serem sorteados nas três turmas de PGR 2 (PGR 2MN, PGR 2AN , PGR 2BN e PGR 2CN):
-
Grupo Raymundo da Fonte.
-
Cada GRUPO ficará responsável por um dos aspectos do empreendedorismo a seguir, associados às disciplinas do período, como segue:
-
COMPORTAMENTAL:
-
O perfil, a história de vida (Comunicação Empresarial e Comportamento Humano nas Organizações puxando os conteúdos). Dois GRUPOS pesquisando.
-
ECONOMICO:
-
As oportunidades percebidas e as inovações introduzidas no negócio (Matemática Financeira, Tópicos de MKT, Gestão da Produção e Tópicos de Direito puxando os conteúdos). Quatro GRUPOS pesquisando.
-
Cada GRUPO deve também eleger um LIDER que estará em contato direto com o(s) fomentador (es) do trabalho, para discutir:
-
Cronograma
-
Andamento do trabalho.
3.0 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
-
O LÍDER E OS ASPECTOS COMPORTAMENTAIS
Disciplina/Área: Seminários de Comunicação Empresarial
Produto: Identificar as Políticas de Comunicação (interna e externa).
-
Como este gestor viabiliza a comunicação interna;
-
Quais instrumentos são utilizados para facilitar a comunicação e evitar ruídos à organização e desta maneira fortalecer a imagem organizacional ao público externo;
-
Relacionamento com os stakeholders da organização; e
-
Análise da publicidade de um de seus produtos.
Disciplina/Área: Comportamento Humano nas Organizações
Produto: Identificar e analisar o clima e cultura organizacional da empresa;
-
-
Pesquisa de clima: O que causa a satisfação no trabalho?
-
Definir a cultura organizacional e descrever suas principais características.
-
Como a cultura é transmitida ao funcionário.
-
-
O LÍDER (EMPRESA) E OS ASPECTOS ECONÔMICOS
Disciplina/Área: Matemática Financeira
Produto:
Analisar a gestão financeira da Empresa
-
Pesquisa sobre o orçamento da empresa: explanação sobre as receitas e despesas na empresa;
-
Pesquisar quais os indicadores utilizados pela empresa na sua gestão financeira.
-
Definir uma programação financeira: indicando a boa gerência e administração do caixa da empresa;
-
Mostrar quais os desafios na gestão financeira desta empresa (com dados reais ou simulações utilizando conceitos financeiros como: fluxo de caixa, capital de giro, juros, empréstimos, prazos, capitalização).
Disciplina/Área: Gestão da Produção
Produto: Avaliar os aspectos abaixo:
-
Avaliar o tipo de Localizacão da Empresa;
-
o Arranjo Físico;
-
o Tipo de Producão (just in time) e
-
o Planejamento de Capacidade.
Disciplina/Área: Tópicos de Direito
Produto: Estudar os aspectos abaixo:
-
Identificar se o empresário é individual ou uma sociedade empresária, bem como seu regime jurídico (tipo de sociedade - Ex.: Limitada, S/A – aberta ou fechada)?
-
Existe algum sócio que seja pessoa jurídica ou a sociedade participa de outra pessoa jurídica? (controle, coligação ou simples participação societária)? Como essa participação influencia no desenvolvimento da sociedade?
-
Os administradores da sociedade são sócios?
-
Possui filial?
-
Qual seu objeto social?
-
Avaliar a existência e importância de eventual marca/desenho industrial, invenção ou modelo de utilidade para o crescimento da sociedade?
-
Identificar a qualificação jurídica dos principais clientes e se eles apresentam alguma condição de hipossuficiência em relação à sociedade (consumidores ou intermediários? - Pessoas físicas ou jurídicas?)
-
Opera com títulos de crédito? Quais os principais?
-
Movimenta apenas com capital próprio ou toma recursos nos bancos? Quais as principais operações realizadas com os bancos com os quais opera?
-
A sociedade alguma vez se classificou como microempresa ou empresa de pequeno porte? De que forma o tratamento jurídico dado a sociedade influenciou em seu desenvolvimento? (avaliação positiva ou negativa)
-
Como a sociedade cumpre sua função social e qual o grau de litígios (processos judiciais) em que se envolve (alto ou baixo)?
Disciplina/Área: Tópicos de MKT
Produto:
Identificar:
-
Aspectos fundamentais dos ambientes de marketing que devem ser monitorados para a manutenção da estabilidade da empresa no mercado;
-
Do ponto de vista do comportamento do consumidor, que fatores de influência são mais evidentes para os consumidores finais da empresa escolhida;
-
Os critérios de segmentação de mercado adotados pela empresa; e
-
O apelo emocional da marca.
4.0 MODELO DE AVALIAÇÃO:
A nota máxima de cada GRUPO, será dividida entre:
-
Apresentação (nota 5,0)
-
Trabalho Escrito / RELATÓRIO ÚNICO (nota 5,0) / Cada professor avaliando seu conteúdo de acordo com o capítulo/disciplina.
-
Cada GRUPO terá sua nota 1 (apresentação) disponibilizada no mesmo dia da apresentação do trabalho, que será decidida através de avaliação dos professores da turma presentes na data da apresentação, valendo de 0 a 5. Essa nota 1 os alunos do GRUPO levarão para todas as suas outras disciplinas do período.
-
Ex.: GRUPO Economia – Nota da apresentação de Economia 5,0 (definida pelos professores presentes na apresentação). Será parte da nota das disciplinas Contabilidade, Gestão da Inovação, Sociologia e Ferramentas dos componentes do GRUPO Economia.
-
A nota 2 será dada por GRUPO/DISCIPLINA a partir do conteúdo do trabalho escrito, dada pelo professor específico de cada disciplina. Esta nota 2 será replicada para todos os alunos da turmas.
-
Ex.: GRUPO Economia – Nota do trabalho escrito de Economia 4,0 (definida pelo professor de Economia a partir do conteúdo escrito apresentado pelo GRUPO Economia). Essa nota será parte da nota de Economia de toda a turma.
-
Os alunos deverão confeccionar um BANNER com as informações mais relevantes do trabalho. Este BANNER ficará exposto na sala de aula no dia das apresentações.
-
Os critérios de avaliação adotados para a APRESENTACÃO serão:
-
CRIATIVIDADE
-
INTEGRACÃO DAS EQUIPES
-
A avaliação do RELATÓRIO ESCRITO será feita a partir dos conteúdos apresentado para cada disciplina, de acordo com a solicitação de cada professor no item 3.0 – DESCRICÃO DAS ATIVIDADES.
-
Cada sala entregará apenas UM RELATÓRIO
-
Cada GRUPO terá 15 minutos para sua apresentação.
-
DATAS INTERDISCIPLINARES SEGUNDO PERÍODO
-
PG 2 MN – 25/10/2011.2
-
PG 2 AN – 19/05/2011
-
PG 2 BN – 20/05/2011
BOM TRABALHO!