ROTEIRO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR

11/10/2011 09:56

 

PROCESSOS GERENCIAIS

 

ROTEIRO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR

 

PG2AM | 2º PERÍODO | 2011.2

 

SEMINÁRIO DE LÍDERES EMPREENDEDORES

 

 

FOMENTADORES:

  • Sérgio Cruz (manhã) / Carmen Malta/PG A, Elizabete Mercês/PG B e Ana Patricia/PG C (noite)

 

1.0 OBJETIVO:

 

O objetivo deste trabalho interdisciplinar é o conhecimento das Histórias Motivadoras de 4 Líderes Brasileiros, em seus aspectos comportamentais (perfil, história de vida, etc.) e econômicos (oportunidades/inovações percebidas e desenvolvidas).

 

 

2.0 METODOLOGIA:

 

  • É um conjunto de tarefas planejadas e executadas por 06 (equipes)

 

  • Cada SALA representará um LIDER (com sua EMPRESA como referencial)

 

  • Para este semestre 2011.2 disponibilizamos três LIDERES/EMPRESAS a serem sorteados nas três turmas de PGR 2 (PGR 2MN, PGR 2AN , PGR 2BN e PGR 2CN):

 

 

  • Grupo Raymundo da Fonte.

 

  • Cada GRUPO ficará responsável por um dos aspectos do empreendedorismo a seguir, associados às disciplinas do período, como segue:

 

 

  • COMPORTAMENTAL:

 

  • O perfil, a história de vida (Comunicação Empresarial e Comportamento Humano nas Organizações puxando os conteúdos). Dois GRUPOS pesquisando.

 

  • ECONOMICO:

 

  • As oportunidades percebidas e as inovações introduzidas no negócio (Matemática Financeira, Tópicos de MKT, Gestão da Produção e Tópicos de Direito puxando os conteúdos). Quatro GRUPOS pesquisando.

 

  • Cada GRUPO deve também eleger um LIDER que estará em contato direto com o(s) fomentador (es) do trabalho, para discutir:

 

  • Cronograma

  • Andamento do trabalho.

 

 

3.0 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

 

 

  • O LÍDER E OS ASPECTOS COMPORTAMENTAIS

 

 

Disciplina/Área: Seminários de Comunicação Empresarial

Produto: Identificar as Políticas de Comunicação (interna e externa).

  • Como este gestor viabiliza a comunicação interna;

  • Quais instrumentos são utilizados para facilitar a comunicação e evitar ruídos à organização e desta maneira fortalecer a imagem organizacional ao público externo;

  • Relacionamento com os stakeholders da organização; e

  • Análise da publicidade de um de seus produtos.

 

Disciplina/Área: Comportamento Humano nas Organizações

Produto: Identificar e analisar o clima e cultura organizacional da empresa;

 

    • Pesquisa de clima: O que causa a satisfação no trabalho?

    • Definir a cultura organizacional e descrever suas principais características.

    • Como a cultura é transmitida ao funcionário.

 

  • O LÍDER (EMPRESA) E OS ASPECTOS ECONÔMICOS

 

Disciplina/Área: Matemática Financeira

Produto:

Analisar a gestão financeira da Empresa

 

  • Pesquisa sobre o orçamento da empresa: explanação sobre as receitas e despesas na empresa;

  • Pesquisar quais os indicadores utilizados pela empresa na sua gestão financeira.

  • Definir uma programação financeira: indicando a boa gerência e administração do caixa da empresa;

  • Mostrar quais os desafios na gestão financeira desta empresa (com dados reais ou simulações utilizando conceitos financeiros como: fluxo de caixa, capital de giro, juros, empréstimos, prazos, capitalização).

 

 

Disciplina/Área: Gestão da Produção

Produto: Avaliar os aspectos abaixo:

 

  • Avaliar o tipo de Localizacão da Empresa;

  • o Arranjo Físico;

  • o Tipo de Producão (just in time) e

  • o Planejamento de Capacidade. 

 

Disciplina/Área: Tópicos de Direito

Produto: Estudar os aspectos abaixo:

 

  • Identificar se o empresário é individual ou uma sociedade empresária, bem como seu regime jurídico (tipo de sociedade - Ex.: Limitada, S/A – aberta ou fechada)?

  • Existe algum sócio que seja pessoa jurídica ou a sociedade participa de outra pessoa jurídica? (controle, coligação ou simples participação societária)? Como essa participação influencia no desenvolvimento da sociedade?

  • Os administradores da sociedade são sócios?

  • Possui filial?

  • Qual seu objeto social?

  • Avaliar a existência e importância de eventual marca/desenho industrial, invenção ou modelo de utilidade para o crescimento da sociedade?

  • Identificar a qualificação jurídica dos principais clientes e se eles apresentam alguma condição de hipossuficiência em relação à sociedade (consumidores ou intermediários? - Pessoas físicas ou jurídicas?)

  • Opera com títulos de crédito? Quais os principais?

  • Movimenta apenas com capital próprio ou toma recursos nos bancos? Quais as principais operações realizadas com os bancos com os quais opera?

  • A sociedade alguma vez se classificou como microempresa ou empresa de pequeno porte? De que forma o tratamento jurídico dado a sociedade influenciou em seu desenvolvimento? (avaliação positiva ou negativa)

  • Como a sociedade cumpre sua função social e qual o grau de litígios (processos judiciais) em que se envolve (alto ou baixo)?

 

Disciplina/Área: Tópicos de MKT

 

Produto:

Identificar:

 

  • Aspectos fundamentais dos ambientes de marketing que devem ser monitorados para a manutenção da estabilidade da empresa no mercado;

  • Do ponto de vista do comportamento do consumidor, que fatores de influência são mais evidentes para os consumidores finais da empresa escolhida;

  • Os critérios de segmentação de mercado adotados pela empresa; e

  • O apelo emocional da marca.

 

 

4.0 MODELO DE AVALIAÇÃO:

 

A nota máxima de cada GRUPO, será dividida entre:

 

  1. Apresentação (nota 5,0)

 

  1. Trabalho Escrito / RELATÓRIO ÚNICO (nota 5,0) / Cada professor avaliando seu conteúdo de acordo com o capítulo/disciplina.

 

  • Cada GRUPO terá sua nota 1 (apresentação) disponibilizada no mesmo dia da apresentação do trabalho, que será decidida através de avaliação dos professores da turma presentes na data da apresentação, valendo de 0 a 5. Essa nota 1 os alunos do GRUPO levarão para todas as suas outras disciplinas do período.

 

  • Ex.: GRUPO Economia – Nota da apresentação de Economia 5,0 (definida pelos professores presentes na apresentação). Será parte da nota das disciplinas Contabilidade, Gestão da Inovação, Sociologia e Ferramentas dos componentes do GRUPO Economia.

 

  • A nota 2 será dada por GRUPO/DISCIPLINA a partir do conteúdo do trabalho escrito, dada pelo professor específico de cada disciplina. Esta nota 2 será replicada para todos os alunos da turmas.

 

  • Ex.: GRUPO Economia – Nota do trabalho escrito de Economia 4,0 (definida pelo professor de Economia a partir do conteúdo escrito apresentado pelo GRUPO Economia). Essa nota será parte da nota de Economia de toda a turma.

 

  • Os alunos deverão confeccionar um BANNER com as informações mais relevantes do trabalho. Este BANNER ficará exposto na sala de aula no dia das apresentações.

 

  • Os critérios de avaliação adotados para a APRESENTACÃO serão:

 

  1. CRIATIVIDADE

  2. INTEGRACÃO DAS EQUIPES

 

 

  • A avaliação do RELATÓRIO ESCRITO será feita a partir dos conteúdos apresentado para cada disciplina, de acordo com a solicitação de cada professor no item 3.0 – DESCRICÃO DAS ATIVIDADES.

 

  • Cada sala entregará apenas UM RELATÓRIO

 

  • Cada GRUPO terá 15 minutos para sua apresentação.

 

 

  • DATAS INTERDISCIPLINARES SEGUNDO PERÍODO

 

 

  • PG 2 MN – 25/10/2011.2

  • PG 2 AN – 19/05/2011

  • PG 2 BN – 20/05/2011

 

BOM TRABALHO!